Serviços

Projeto de SPDA

solicite um orçamento

Com o aumento da incidência de Raios no Brasil, a norma NBR 5419 – Proteção Contra Descargas Atmosféricas foi reeditada em 2015, passando de seu único volume com 48 páginas para uma edição de 4 volumes, onde totaliza 353 páginas de novas informações e procedimentos, não só para o projeto do sistema, mas também para sua manutenção e garantia de proteção.

Em 01/10/2021 a Revista SUPER INTERSANTE, publica reportagem com o seguinte título, “Incidência de raios no Brasil deve chegar a 100 milhões por ano no fim do século”

 

https://super.abril.com.br/ciencia/incidencia-de-raios-no-brasil-deve-chegar-a-100-milhoes-por-ano-no-fim-do-seculo/

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2021/11/brasil-campeao-de-raios-deve-ver-aumento-de-descargas-com-crise-do-clima.shtml

Em 21/11/2021 a Folha de São Paulo publica uma esclarecedora reportagem chamando a atenção com o seguinte texto em seu corpo.

“Além da liderança em descargas elétricas, o Brasil está no top 10 de mortes no mundo. Um levantamento do Elat aponta que, de 2000 a 2019, foram 2.194 mortes por raios no país. O Estado de São Paulo lidera o ranking, com 327 óbitos, a maior parte deles na capital paulista. Manaus é o segundo na lista de mortes.”

Dentre outras reportagens que poderíamos citar, mas seria redundante, fica clara a necessidade premente e cada vez maior da instalação de um SPDA corretamente projetado e com sua programação de manutenção feita de forma profissional.

O objetivo do SPDA é dissipar para a terra as descargas elétricas decorrentes das cargas acumuladas nas nuvens. Ele não impede que as descargas aconteçam, porém direcionam para uma dissipação mais segura, procurando garantir a integridade física e patrimonial.

 

Elaboramos projetos de SPDA em conformidade com a nova norma técnica editada pela ABNT levando em consideração sua localização, alturas, riscos, e geometria das estruturas.

Nosso projeto, que passa por uma conferência e ensaio em plataforma de software próprio, garante a cobertura adequada a sua Residência ou Empreendimento.

Os projetos sempre acompanham a lista de materiais elaborada pela plataforma de cálculo e checagem, o que oferece maior confiança nos quantitativos, de forma que possa fazer as aquisições em função do andamento de sua obra e com mínimas perdas.

Nossos projetos, entregues no formato convencional 2D e Isométrico, desta forma oferecendo uma visão antecipada de sua instalação ao profissional, que poderá antecipar suas dificuldades de instalação e manutenção futura.

 

Em função da experiência da ENGESETRE também na área de Segurança do Trabalho, nossos projetos já levam em consideração essas necessidades, tendo as necessidades enquadradas nos cuidados e determinações da NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e NR-35 – Trabalho em Altura, do Ministério do Trabalho.

Trazendo soluções também na área ambiental sempre se preocupando com a sustentabilidade dos projetos em que somos envolvidos.

Entre em contato para maiores informações