Todas as vezes que houver um acidente dentro da Empresa, é necessário a Investigação do mesmo para determinação das causas, desta forma se obtém as diretrizes para propor ações e correções que deverão resultar na diminuição da possibilidade que o mesmo fato volte a acontecer.
São estas diretrizes da área de segurança do trabalho e também exigências da Fiscalização do Trabalho que irá solicitar a apresentação de toda essa documentação.
Na maioria das vezes esta investigação acontece com a própria equipe de Segurança do Trabalho interna da empresa, que procede e apresenta as correções necessárias, além de acompanhar sua efetiva implantação. Porém, algumas situações aparecem em que passa a ser necessária a contratação a nível de Consultoria, de um profissional ou equipe externa para dirigir, orientar ou até mesmo realizar esta investigação e propor as ações necessárias levando em consideração a legislação vigente.
Por definição, o acidente de trabalho é um acontecimento não programado que ocorre durante a atividade profissional e que pode acarretar lesões corporais, doenças, mortes ou a perda da capacidade de atuação de um colaborador , de forma definitiva ou provisória.
Muitos elementos vêm a interferir nesse cenário, desde a equipe envolvida ou de suporte, os indivíduos envolvidos diretamente ou no entorno no momento da ocorrência, as máquinas e equipamentos utilizados ou próximos, a forma de trabalho e procedimentos utilizados, os tipos de materiais utilizados na realização do trabalho naquele momento, o ambiente, entre outros inúmeros aspectos.
Por este motivo, a investigação de acidente de trabalho não deve ser realizada de forma apressada nem superficial. Todos os componentes precisam ser avaliados, o que vai exigir dos responsáveis pela segurança muita atenção, dedicação e disciplina.
Para uma pequena noção de uma investigação, imagine como e quais dados devem ser coletados, não só no ambiente, mas também através das entrevistas com os envolvidos.
Em algumas situações, se pode chegar a conclusão que o problema todo foi causado por fatores externos, como estresse do trabalhador, noite mal durmida, alto fator de preocupação ou até mesmo problemas familiares, que resultaram na sua falta de atenção no momento da ocorrência. Tudo isso se consegue levantar em uma Investigação mais profunda, quando os dados apontam para este lado. Este tipo de conclusão normalmente é dado pelo o que conhecemos como Arvore de Causas.
Ou um diagrama Espinha de Peixe
O correto levantamento de informações devidamente documentadas, é muito importante para se controlar e evitar a repetição da ocorrência e com isso protegendo os demais trabalhadores e oferecendo os subsídios para apoiar a recuperação do acidentado.